AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ÓPERA SIDÉRIA NA REVISTA FON FON

Nos anos 20, a revista FON FON, editada no Rio de Janeiro, era a coqueluche do momento.
O nome da revista é uma onomatopéia do barulho de buzina dos carros de época. Fundada em 1907, suas publicações eram acompanhadas por todo o país, e significavam uma notoriedade e reconhecimento instantâneos.




A revista divulgava costumes e notícias do cotidiano, e primava pelo destaque da fotografia, cartuns e ilustração, tornando célebres desenhistas do porte de Nair de Tefé, J. Carlos, Raul Perdeneiras e K. Lixto. Foi publicada até agosto de 1958.






Assim, a Ópera Sidéria tornou-se um acontecimento nacional, ao receber uma matéria extensa e fartamente ilustrada na revista Fon Fon, confirmando a importância da obra e de sua execução. Seguem os links para quem quiser conhecer a (sempre citada) matéria, hoje disponibilizada em formato digitalizado.


Para acessar o Anuário da Revista FonFon
(http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon_anos.htm)

O ano da publicação, Revista fonfon - 1912


Acesse a revista datada de 01 junho 2012, página 34 (na numeração do PDF).
revista Fon Fon exemplar de 01 junho 1912









Nenhum comentário:

Postar um comentário