AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JAYME BALLÃO - o poema de amor que se transformou em uma ópera



Rubens Marques Farias disponibilizou on-line sua dissertação para a Universidade de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes CEART, Programa Pós Graduação em Música PPGMUS, datada de 2013, com título: Orquestra Sinfônica do Paraná - da Ópera Sidéria à Sagração da Primavera - Curitiba 1912 - 2012


Esta dissertação é um trabalho muito interessante, uma rara pesquisa sobre a criação e a atividade desenvolvida da Orquestra Sinfônica do Paraná. 
E para quem gosta, conhece ou já assistiu à OSP, a leitura é ainda mais agradável, pois a pesquisa percorre um século de atividades, cobrindo repertórios de grandes obras, da presença de maestros renomados, solistas internacionais e espetáculos grandiosos.

E como tudo começou?
Ah, lá está: a ÓPERA SIDÉRIA!

Como consta no título, a dissertação traz, no segundo capítulo (fls. 35 a 39), todo o tópico numerado 2.3.1, dedicado à Augusto Stresser e sua Ópera Sidéria, que constam como autor e obra pioneiros na cultura paranaense.

Em sua extensa pesquisa, Rubens Marques Farias revela que a ÓPERA SIDÉRIA iniciou com o libreto de Jayme Ballão. Citando pesquisa de MENDONÇA, HLADCZUK, a fls. 35 de sua dissertação, consta que:


Ao comentar sua aspiração em compor uma ópera genuinamente paranaense com seu primo Jayme Ballão, este lhe apresentou um primeiro trabalho que era um texto de amor poético formado de um único ato.
  
Este, ao ser musicado por Augusto Stresser, ganha um segundo ato, tornando-se assim uma pequena ópera. Esta pequena ópera, quando pronta, resultou em um problema, pois Curitiba, na década de 1900, não possuía profissionais qualificados para a orquestração da ópera e desta maneira a obra ficou parada por algum tempo. (MENDONÇA, HLADCZUK, 1992, p.20)




Jayme Ballão


Mas, como sabemos, a ópera de Augusto Stresser foi, ao final, orquestrada pelo Maestro Kessler, que passou em temporada pela cidade com sua Companhia de Operetas Alemã Paderewisky. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário