AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 26 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS: JONES DE SOUZA FILHO

Hoje DIRETO DAS COXIAS apresenta JONES DE SOUZA FILHO, que participa da ÓPERA SIDÉRIA pelo Coral Sinfônico de Curitiba, no naipe dos baixos.

Jones de Souza Filho



Desde jovem, Jones teve participação ativa e eclética na vida musical curitibana. Participou do primeiro grupo de teatro organizado por Fernando Klug na UFPR, dedilha o violão e a guitarra, foi vocalista de bandas de rock, cantou blues e música popular, e conciliou sua múltipla experiência de arte com o canto lírico.
Banda METAL PESADO










Dos tempos rebeldes, cabelos longos e som de rock, Jones guarda lembranças da banda METAL PESADO, na qual foi vocalista.









Na música popular, participou de oficinas de Viola Caipira e Prática de Conjunto com os professores Roberto Côrrea e Rogério Gulin, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Participou da gravação do disco “Vampiros de Curitiba” com a banda “Pós Meridion” e do show “20 anos de Blindagem” com o Vocal “Brasileirão”.


CONCERTO MONTEVERDI - Catedral Metropolitana de Curitiba


 
bastidores ÓPERA CARMEM


Como cantor erudito, participou do Coral da UFPR, do Coro Lírico do Teatro Guaíra (1994 a 2007),  e dos grupos de Câmara “Chantres”, “Madrigal Boca Que Usa” e “Madrigal Vocale” e “Octeto Alla Breve”.


Com tanta bagagem, Jones já deu aulas a cantores de música popular pelas escolas Talento Musical e Estúdio Ápex. Bacharel em psicologia, exerce profissão como servidor público do município da Lapa.

E vou contar um segredo: este projeto só iniciou, por lembrança e sugestão de Jones, alguns anos atrás,  constatando que se aproximava o centenário de estreia da ÓPERA SIDÉRIA. Boas ideias que viram realidade!







Nenhum comentário:

Postar um comentário