AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 10 de março de 2014

RICARDO WAGNER, pintor e cenógrafo.



Talvez uma das melhores pesquisas sobre a ÓPERA SIDÉRIA, seja a publicada no BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS, vol. XIX, nº 99, editado em setembro de 1992.



Antigo Theatro Guayra - 1912


A pesquisa foi publicada com título AUGUSTO STRESSER E A ÓPERA SIDÉRIA. A parte biográfica foi realizada por Roberto Sérgio Stresser, e a pesquisa da ópera, por Clara Satiko Kano. A publicação conta com fotografias do acervo da família Stresser e da Casa da Memória de Curitiba.

Neste boletim encontra-se a informação de que o cenário para o primeiro ato ficou a cargo de RICARDO WAGNER.

“O cenário para o primeiro ato ficou a cargo de Ricardo Wagner. Já o segundo e terceiro atos foram caracterizados pelos cenários pintados por Guilherme Lobe. Tanto este, como aquele, procuraram enfocar a paisagem paranaense.”

O boletim traz ainda, a fls. 25, foto identificada como da estréia da Ópera Sidéria. Acredito que este fundo arborizado, seja a obra do senhor Ricardo. Porém, não encontramos outras informações sobre o artista. Será que – mais uma vez -, Curitiba esquece sua história?


Fica, portanto, o convite. 

Se você, leitor, conhece ou dispõe de alguma informação sobre RICARDO WAGNER, ou GUILHERME LOBE, os artistas plásticos que participaram da primeira montagem da ÓPERA SIDÉRIA... partilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário