AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS: ALEXANDRE PRATAS


Hoje vocês vão conhecer um pouco mais do carisma e da versatilidade de ALEXANDRE PRATAS, um tenor de presença marcante no Coro de Câmera do Coral Sinfônico do Paraná.





Alexandre é presença que impõe respeito. Formado em contabilidade pela Unioeste com pós graduação em finanças pela FAE, atua como bancário especializado. 
Mas, quando chega o fim do expediente, o terno & gravata dá lugar a uma infindável lista de interesses pessoais.









A boa forma não vem por acaso. Alex gosta de academia, comida e hábitos saudáveis. 


Ama viajar, curtir a natureza e conviver com animais, e, claro, não dispensa um bom momento junto aos seus dois cachorros, companheiros de vida.








A veia artística surgiu bem cedo. Desde criança, canta em corais, dançou pelo CTG estância Colorado de Cascavel, fez parte do Coral da Unioeste e do madrigal Os Pomeranos de Cascavel.





Veio para Curitiba em 1992, onde continuou sua atividade multidisciplinar em música em dança.











Atualmente, faz parte do Projeto Broadway, onde já participou das apresentações “Como Tudo Começou” e “Playing for Chance”.

















E agora, ALEXANDRE PRATAS acrescenta mais um desafio à sua agitada vida: vai participar (ao mesmo tempo!) de duas óperas apresentadas no 1º Festival de Ópera do Paraná (ÓPERA SIDÉRIA e OPERETA MARUMBY).


Alguém tem dúvida de que será um sucesso?





Nenhum comentário:

Postar um comentário