AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS; ALYSSON SEMFLE FERNANDES

O Coral Sinfônico do Paraná também tem jovens talentos, estes garotos e garotas que levam avante as nossas esperanças de um futuro repleto de muita música e boa arte.


Pois hoje conheça mais sobre ALYSSON SEMFLE FERNANDES, músico, trompetista, tenor, e talento desta nova geração.





ALYSSON iniciou seus estudos de música aos 12 anos na Filarmônica Antoninense (Antonina/PR), onde estudou trompete com OzéiasVeiga da Costa e teoria musical com Robson Luiz Marciniak. Participou das Oficinas de Música de Antonina de 2002 a 2010, período em que cursou Manutenção de Instrumento com Arthur de Souza Ponte (2005), Regência com Eficiência com o maestro Marcelo Giardini (2008), Prática de Banda Sinfônica com a maestrina Monica Giardini (2007) e com o maestro Dietmar Wiedmann (2009/2010) e prática de Big Band com o maestro Gilberto de Queiroz (2010).


Fez parte da Filarmônica Orquestra Show (Antonina/PR) e da Banda Sinfônica Antoninense (2004/2010). Neste período também exerceu atividade de magistério, lecionando teoria musical e flauta doce para crianças do ensino básico. 



Em 2011, integrou a Banda do Batalhão de Infantaria de Blumenau (SC).


Neste ano de 2015 participou como tenor e trompetista do grupo CGC sob regência do maestro e compositor Fábio Gottschild.




Cursa o Projeto Broadway, onde participou do espetáculo “Playing for Chance”, e já está no elenco do próximo musical “A Kate Me Quis”, além de encarar o desafio de participar de duas das óperas que vão ao palco neste 1º Festival de Òpera de Curitiba, integrando a formação de câmera do Coral Sinfônico de Curitiba na ÓPERA SIDÉRIA (22/nov/2015) e OPERETA MARUMBY (20/nov).








Quando não está estudando, ou nos palcos, Alysson gosta de viajar, de ouvir música, correr no parque, e estar perto da família e amigos.



E estamos "de olho", acompanhando a carreira desse moço talentoso, que promete muito sucesso!







Um comentário: