AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS: JAMES HENRIQUE


No espetáculo de uma ópera, a gente assiste aquele grupo de pessoas talentosas, formando o bloco de som do Coro Sinfônico, e pensa: quem são estas pessoas? 



Hoje conheça um pouco da classe, elegância, talento e amizade sincera de JAMES HENRIQUE, que, para quem ainda não conhece, é uma destas pessoas que vai muito além da participação nos ensaios. Com sua voz firme de tenor, seu eterno bom humor e múltiplos talentos, é o amigo que motiva a equipe e ainda ajuda no que for preciso.



JAMES HENRIQUE, tenor do Coral Sinfônico do Paraná (em formação de câmera)



E coloque talento nisso!

Apresentação grupo WISLA - 2015

James canta desde os nove anos de idade, quando ingressou no Coro do Conjunto Educacional Pedro II, em Blumenau/SC. Em 1998 trouxe para Curitiba a sua paixão pela música e a bela voz de tenor, e aqui participou de vários grupos vocais, entre estes, Vozes do Paraná, Vozes da Estrada, Coral do SESI, Coral João Paulo II, Coral ArtEncanto e WISŁA, além de participar do Coral Sinfônico do Paraná desde o ano de 200o. Faz parte do grupo Vocal Tessitura Plena Singers, do qual é um dos idealizadores.


Apresentação OPERETA MARUMBY agosto 2015





James mantém ininterrupta e intensa atividade, conciliando suas atividades como bacharel de direito com especialização em Direito Comercial e Tributário, e o constante e diversificado estudo em arte.


Em julho deste ano de 2015, concluiu o curso de Diretor de Produção, com supervisão da professora, atriz e produtora cultural Laura Haddad. 







Versatilidade poderia ser seu sobrenome. Paralelamente à advocacia e além de cantor, James também desempenha a função de music designer, criando repertórios para eventos diversos, especialmente para as cerimônias de casamento. É um dos idealizadores e fundadores do primeiro clube de LIONS temático, LIONS Clube Curitiba Pantheon, direcionado às artes em geral, do qual atualmente é presidente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário