AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS: PAULO HENRIQUE IGNATOWICZ



Um pouco da gente do campo no homem acostumado a viver na cidade grande. Voz forte, presença marcante, um sorriso sempre aberto e o olhar que observa detalhes.




E quem mais enfrentaria um desafio duplo neste 1º Festival de Ópera do Paraná, compor ao mesmo tempo tanto o hilário CORONEL SIMPHRÔNIO da OPERETA MARUMBY, e o apaixonado JUVENAL da ÓPERA SIDÉRIA?  



Pois conheça um pouco mais sobre PAULO HENRIQUE IGNATOWICZ.








Paulo Henrique Ignatowicz é cantor, ator, professor, instrumentista e produtor musical.




Em canto lírico, teve o primeiro contato no Coral Sinfônico do Paraná em 1996, quando participou das produções do Teatro Guaíra ao mesmo tempo em que tinha aulas com o renomado baixo Pepes do Vale.






Mas este foi só o início. Em 1999 foi primeiro colocado no vestibular da EMBAP, onde cursou o Superior de Canto Lírico. Estudou com professores renomados como Denise Sartori, Alan Hendrie, Pedro Goria e Josiane Dal Pozzo. Seguiu ampliando estudos, integrando ao canto lírico, mais a dramaturgia e seu conhecimento com o instrumento base/violão e cordas, e seguiu em frente até chegar à produção de espetáculos, montando seu próprio estúdio de gravações.




























Além da atividade como professor de música, PAULO é produtor musical e integrante do elenco de atores do Grupo Almazem Teatro de Bonecos. Como manipulador de bonecos e produtor musical da companhia, produziu os espetáculos O Jardim de Francisco, Heróis da Reciclagem, Um Presente de Natal, sob a direção de Gil Gabriel.


E neste novembro/2015, PAULO sobe aos palcos do Guairinha, com dois personagens fortes e determinados.

Em 22/nov/2015, PAULO será JUVENAL, personagem principal da ÓPERA SIDÉRIA, Em 1912, na estréia da ópera, esse gaúcho apaixonado foi interpretado por Jorge Leitner. 
Jorge Leitner, primeiro intérprete do personagem JUVENAL na ÓPERA SIDÉRIA/1912

E em 20/nov/2015, PAULO será o CORONEL SYMPHRÔNIO, na última apresentação da temporada 2015 da OPERETA MARUMBY (Benedito Nicolau dos Santos).  E com certeza, serão espetáculos inesquecíveis!





Um comentário:

  1. Mas olha só esse Paulinho Ignatowicz em seu universo expandido ! Parabéns, meu amigo !

    ResponderExcluir