AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

domingo, 15 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS: KÁTIA SANTOS


É motivo de orgulho do Coral Sinfônico do Paraná, acompanhar os colegas que começaram conosco, experimentando as coxias dos grandes espetáculos ainda aprendendo repertório e, depois, vê-los seguir em frente, fazendo carreira como solistas.








Foi o que aconteceu com KÁTIA SANTOS, mas uma diferença: mesmo com uma carreira à pleno vapor, essa moça linda e de presença marcante continua conosco, ajudando no quê for preciso.













Neste final de 2015, KÁTIA SANTOS está conosco em duas óperas do 1º FESTIVAL DE ÓPERA DO PARANÁ, fazendo o personagem da “Fada de Curitiba” na OPERETA MARUMBY (Benedito Nicolau dos Santos) na sexta 20 de novembro/2015, Guairinha, e o personagem da “Camponesa” na ÓPERA SIDÉRIA (Augusto Stresser) no domingo 22 de novembro 2015, também no Guairinha.


Conheça um pouco mais desta soprano talentosa!



KÁTIA SANTOS graduou-se em Canto Lírico pelo Curso Superior de Canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2004, sob a orientação da mezzo-soprano Denise Sartori e do correpetidor Lázaro Wenger (in memorian), Estudou com as professoras Neyde Thomas até 2009 e Ana Vargas a partir de 2012, ao lado do correpetidor Ben Hur Cionek.  Em 2014 participou como “Grazien” na ópera barroca “A bela e fiel Ariadne” (J.G.Conradi) no Teatro Positivo. Em 2015 terminou seu mestrado pela UFPR, com dissertação sobre  a "Seresta de Reis de Campo Largo". 









Participou de inúmeras Oficinas de Música e Concertos Líricos em Curitiba e Santa Catarina, destacando “Fantasia” de Beethoven no Teatro Carlos Gomes em 2000, sob a regência de Daniel Bortolossi. Participou de Concurso Lírico Internacional no Teatro Mancinelli, em Orvieto, Itália em 2003.Estreou a ópera contemporânea “Blasfêmia Triunfal”, de Maurício Aroldi como solista, e participou da estreia latino-americana da ópera “Chip and his dog”, de G. Menotti. No Teatro Guaíra integrou o coro da 9ª Sinfonia de Beethoven em 2007 e 2014. Encenou com o coral Coral Nova Philarmonia a ópera La Traviata (G. Verdi) em 2007 e em 2008 a Ópera Madama Butterfly (G. Puccini). Na Capela Santa Maria participou com o coro da ópera Suor Angelica (G. Puccini) e no Teatro Positivo com as óperas Viúva Alegre (F. Lehar) e L’ Enfant et les Sortilegès (Ravel) em 2009. Neste ano também participou com o coral Coral Nova Philarmonia dos Concertos do cantor italiano Andrea Bocelli no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Selecionada para participar do Master Class de Canto Lírico em 2008 promovido pelo Teatro Guaíra e Conservatório Antonio Buzzola, de Adria- Itália, estudou cênicas com Ludek Golat e repertórios com a soprano italiana Luisa Giannini e os maestros Alessandro Sangiorgi, Italo Nunziata, Alberto Boischio, Andrea di Mele, Giuseppe Carmarino e Massimiliano Carraro (Teatro Scala, Milão).



A maior alegria de KÁTIA SANTOS, é estar na companhia dos amigos e de boa música. 













Na vida profissional, dedica-se ao magistério de canto erudito e popular, em Curitiba e região metropolitana, área em que tem especialização Educação Musical pela UNESPAR (2014) especialização em voz cantada pelo INVOZ (2007), e Masterclass da soprano brasileira Rosana Lamosa (2015).











Com todo esse currículo, tem dúvida do quão bela será a “Fada de Curityba” na ópera paranaense “Marumby” (Benedito Nicolau dos Santos), ou a “Camponesa” na ópera “Sidéria” (A. Stresser & L. Kessler)?
Então, o quê está esperando?
Venha conferir!








Nenhum comentário:

Postar um comentário